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Exercicios para a voz-Parte 3

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Mensagem por Admin Ter Dez 30, 2014 3:12 pm

Por André dos Anjos,

   O aquecimento vocal é tão importante para o professor/comunicador como o aquecimento físico é para um atleta, pois pode evitar lesões. Este aquecimento não deve ser muito demorado, sendo suficiente cinco minutos de exercícios. Demasiado tempo de aquecimento acabará por ser prejudicial, podendo até produzir uma distensão das cordas vocais. Além disso, um maior tempo de exercícios de aquecimento, e ao contrário do que possa parecer, resultará em pouca produtividade no desempenho vocal que se segue a este período.Depois de acordarmos, o aparelho fonador demora cerca de duas horas a aquecer. Se necessitamos de o usar antes desse tempo, convém efectuar breves técnicas de aquecimento, tais como:
1-Encha as bochechas de ar e massaje o queixo com o polegar em círculos pequenos.
2-Encha uma bochecha de ar e empurre-o dentro da boca, de bochecha em bochecha, cerca de dez vezes em cada uma delas, sem mexer o maxilar. Pode ajudar com a mão, segurando as bochechas, para evitar mexer o maxilar.
3-Abrindo ligeiramente a boca, comprima o interior de cada bochecha, alternadamente, com a ponta da língua. Repita dez vezes.
4-Faça estalidos com a língua, colocando-a entre o palato duro e a base da língua.
5-Abrindo ligeiramente a boca, solte o maxilar. Estique a língua até conseguir chegar ao queixo. 
6-Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4.
7-Mantendo o maxilar solto, estique a língua tentando chegar à ponta do nariz. Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4.
8-Mantendo o maxilar solto, estique a língua horizontalmente para fora e recolha-a rapidamente. Repita dez vezes. Repita o ponto 4.
9-Com o maxilar solto e a boca ligeiramente aberta, empurre suavemente o cano da laringe, com os dedos, de um lado para o outro.
10-Importante: Não emita qualquer som enquanto efectua este exercício.
11-Mova o maxilar verticalmente, para cima e para baixo, com os lábios fechados, mas sem fazerem força, como se mastigasse a letra m.

A respiração

Os professores que usam muito ar durante a aula estão sujeitos a uma elevada pressão de ar exercida pela sua passagem na laringe. Esta pressão, feita pela base pulmonar, quando sobrecarregada pelo excesso de ar, dificulta o controlo da fala do professor, que acaba por desenvolver toques bruscos com as pregas vocais enquanto fala. Assim, contrai a região do pescoço e até mesmo os ombros e a face, o que leva à produção de sons desagradáveis que podem conduzir à rouquidão.O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base dos pulmões: quando inspiramos, o diafragma é estendido, tornando-se quase plano, deslocando a cavidade abdominal e ampliando a cavidade torácica; quando expiramos, o diafragma sobe. A respiração, sempre que possível, deve ser nasal (ainda que seja de boca aberta), pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas.Devemos encher profundamente os pulmões, sem levantar os ombros. Se elevarmos as costelas e as clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, e erguermos os ombros, estamos a fazer uma respiração forçada com consequências graves para a nossa voz.Quando fazemos , por vezes, uma leitura expressiva, precisamos controlar o tempo de entrada e saída do ar. Precisamos dosear a saída do ar conforme a extensão das frases e a inspiração também deve surgir num momento preciso, de acordo com a pontuação do texto.À medida que o ar vai acabando, deve-se aumentar a pressão da musculatura abdominal.
Na leitura em voz alta, é preciso economizar o sopro na expiração e evitar a exaustão completa, libertando-nos da horrível falta de folgo. Para isso, temos a pontuação que nos dá a possibilidade de renovar frequentemente a provisão de ar. A respiração pode ser feita de acordo com as seguintes normas:
Vírgula ______________________1/4 de respiração
Ponto e vírgula_________________1/2 de respiração
Dois pontos ___________________1/2 de respiração
Ponto ________________________respiração completa
A duração das pausas depende também da expressão, da sensibilidade e da inteligência de quem lê, que podem determinar a pontuação e as pausas a fazer.
EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
Exercício para percepção da inspiração involuntária
Este exercício serve para exercitarmos a elasticidade da musculatura abdominal para dentro e para fora e se perceber que não há necessidade de se fazer esforço para que o ar entre pois tal facto acontece naturalmente, quando sentimos necessidade de inspirar.Solte o ar, esvaziando a barriga. Fique alguns instantes sem ar. Relaxe a musculatura, deixando então o ar entrar, mas sem forçar a sua entrada.

Exercício para treinar a saída do ar com controlo (APOIO):
Este exercício pode ser feito contando o tempo de saída do ar para aos poucos aprender a controlar e aumentar o tempo de saída do ar (por exemplo, soltar o ar em dez tempos, depois em quinze, vinte, etc.).Podemos também controlar o tempo da entrada do ar, que muitas vezes deve ser rápida, dependendo das frases que lemos. Assim, além de controlar a entrada do ar, fazemos uma contagem também para a inspiração e procuramos gradualmente diminuir esse tempo de inspiração.

Exercício para treinar a pressão da saída do ar:
Se precisarmos fazer um som com uma intensidade mais forte, devemos utilizar mais o apoio respiratório para não sobrecarregar as cordas vocais.Partindo do exercício anterior, vamos, na saída do ar, fazer movimentos abdominais com pressão alternada.
A expulsão do ar, acompanhada por um “sssss” prolongado, deve ser feita pressionando o abdómen e dominando essa pressão, alternadamente. Deve fazer-se num único sopro, sem interrupções. Verificamos então que quando aumentamos a pressão do abdómen, aumentamos a pressão do ar.

Exercício para treinar a parte baixa do abdómen:
A maioria das pessoas tem tendência para usar muito pouco os músculos abdominais quando respira. Pessoas mais ansiosas ou com uma vida mais agitada, raramente fazem esta respiração mais baixa. Já referimos anteriormente como isso é prejudicial.Quando a respiração “não desce” e se mantém muito no tórax, a melhor maneira de a fazermos “baixar” é através da contracção dos músculos glúteos.Deve-se experimentar expirar o ar lentamente e, ao mesmo tempo, fazer uma contracção anal. Quando se encontrar sem ar, relaxe o abdómen e vai sentir que a respiração se torna mais ampla.Repita este exercício várias vezes, até que o interiorize de tal modo que se torne habitual e o faça espontaneamente.

EXERCÍCIOS PARA DESOBSTRUÇÃO AS VIAS RESPIRATÓRIAS

De pé, pernas afastadas e joelhos ligeiramente flectidos, inspirar profunda e lentamente enquanto estende os braços à altura dos ombros.
Expirar lentamente voltando à posição inicial.
Inspirar elevando os braços acima da cabeça. Baixá-los durante a expiração.
Pernas afastadas, pés firmes. Inspirando, levantar os braços acima da cabeça, juntando depois as mãos, e expirando deixar cair os braços e o tronco para a frente em movimento de lenhador.
Inspirar, levantando os braços à altura dos ombros, fazendo depois pequenas rotações. Expirar, fazendo uma rotação ampla com os braços.
Deitado, levantar os braços acima da cabeça durante a inspiração. Voltar à posição inicial na expiração.

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS COM PRODUÇÃO DE SOM

Os exercícios respiratórios são muito importantes para a correcção das deficiências da voz e são feitos em combinação com a emissão de sons.
Inspiração pelo nariz, lenta e prolongadamente em silêncio.
PAUSA
Expiração nasal, lenta e prolongada.

A mesma inspiração do exercício anterior.
PAUSA
Expiração pela boca soprando suavemente com os lábios em posição de assobiar.
Inspiração idêntica à do exercício anterior.
PAUSA
Expiração pela boca em A afónico.
O mesmo exercício expirando em O afónico.
Inspiração rápida e profunda.
PAUSA
Expiração sonora com a boca fechada mas com os maxilares separados em vibração.
A mesma inspiração do exercício anterior.
PAUSA
Expiração inicialmente com a boca fechada emitindo um som médio e terminando com a boca aberta mmooommmm.
Pequenas inspirações nasais rápidas até sentir o peito cheio de ar.
PAUSA
Expirar rápida e fortemente.
Inspiração profunda pelo nariz.
PAUSA
Expiração emitindo consoantes fricativas:
SSSSSS / JJJJJJ / CHCHCHCHC / ZZZZZ
Inspiração idêntica à anterior.
PAUSA
Expirar contando em voz alta 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,...
As consoantes oclusivas ( P, B, T, D, G e Q) fornecem bons exemplos para dominar a expiração, porque gastam mais ar. Inspirar e expirar repetindo muitas vezes, lentamente, P B T D G Q.
Ler frases longas em que se encontrem frequentemente essas consoantes, como por exemplo as que se encontram em anexo.
Esta leitura deve ser feita, inspirando profundamente e atacando de imediato, no início da expiração, para não desperdiçar ar. Devemo-nos esforçar por sustentar os finais das frases, economizando o ar expirado.
11. Outro tipo de exercício será a leitura de um poema/ texto numa só expiração que inclua algumas consoantes fricativas. 

FONTE:andreteatro.blogspot.com

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