Fórum do ator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ser um Bom Diretor de Teatro

Ir para baixo

Como ser um Bom Diretor de Teatro Empty Como ser um Bom Diretor de Teatro

Mensagem por Admin Seg Dez 29, 2014 11:32 am

São apenas 4 passos:

O diretor de teatro, encenador ou diretor teatral é o profissional responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma peça de teatro, trabalhando diretamente com sua representação. O diretor é a pessoa que decide a melhor forma de unir os diversos esforços da equipe de trabalho, em todos os aspectos da produção. Como visto, ser um bom diretor (ou diretora) de teatro não é fácil. Uma vez que você finalmente tenha encontrado a oportunidade ideal para dirigir uma peça, você será responsável e cobrado pela qualidade do produto final. Isso pode dar medo, às vezes, mas lembre-se que com a pressão seu resultado pode vir a ser uma produção inspiradora e bem apreciada. Veja mais dicas sobre esta profissão nos passos abaixo.
Passo 1 de 4: Qual peça você ira produzir?

1-Decida qual peça você deseja produzir. Como diretor(a), você deve encontrar uma peça que seja a mais adequada para transmitir sua inspiração e mensagem ao público. É importante que ela reflita seus sentimentos e opiniões sobre certas questões, sejam sociais, morais ou éticas. Também é importante que o público entenda o que você está tentando dizer. Depois de encontrar uma peça ou ter escrito uma para si mesmo(a), é hora de reunir um elenco.
Anúncio

Passo 2 de 4: Planejando e Organizando o Elenco

1-Aplique os testes de elenco (audições). Você agora deve escolher quem estará em seu elenco, o que não é menos fácil. Ou você terá bons atores, ou atores ruins; No caso do primeiro cenário, será importante ensaiar bastante os atores selecionados. Já no caso do segundo cenário, você pode ter uma peça repleta de atores com mau humor porque queriam os papéis principais. Em momentos como esse, seria uma boa ideia lembrar-lhes que sua palavra é a decisão final. Este é um modo direto de se encarar as coisas e pode ser considerado um pouco rude, mas quando a situação apertar você pode ganhar o respeito de todos sendo bastante honesto e direto.
*Quando você marcar as audições, não se esqueça de manter um olho aberto para a química entre certos atores. Você pode se beneficiar lançando-os em funções que os obriguem a estar no palco juntos.

2-Organize os ensaios. Uma vez que você finalmente comece a ensaiar, é importante primeiro explicar as regras do jogo e como você trabalha para o seu elenco. Faça um "combinado" entre vocês. Alguns dos atores podem ter tido experiências com apenas um diretor, e portanto, podem funcionar diferente na dinâmica da equipe. Seja claro desde o início, e esclareça o método através do qual você trabalha e dita as regras. De preferência, constitua regras simples. Por exemplo: “os atores não estão autorizados a falar durante os exercícios de concentração”. Embora isso possa parecer óbvio, às vezes pode acontecer um desvio ou outro: é importante, portanto, estar presente. Este tipo de atitude demonstra respeito e que você leva a sério sua parte na produção da peça.
*Se você estiver trabalhando com atores inexperientes, organize outras atividades paralelas. Faça um ensaio de campo ou combine um encontro descompromissado. Tais eventos também permitem que seus atores se conheçam em um ambiente não tão sério.
*Verifique se o seu gerente de produção pode estar presente na maioria dos ensaios (se não em todos). Ele precisa de saber acerca dos adereços, figurinos, peças de cena, etc. que você precisará no dia da peça ou no ensaio seguinte.
*No início de cada ensaio, peça para seus atores praticarem alguns exercícios de concentração. Isto fará com que o foco no trabalho à frente deles seja ampliado. Junto aos exercícios de concentração, considere as preparações vocais e exercícios físicos que também são muito úteis como aquecimento.

3-Considere assumir uma abordagem ao dirigir suas peças. Por exemplo: antes de cada cena, combine com os atores o que você planeja para aquele ensaio. Isso evitará diversos problemas, e até mesmo possíveis perdas de tempo: também é uma dica fácil e prática. Claro, isso é um estilo muito peculiar de se dirigir uma peça, e não pode atender a todos os gostos. No final das contas tudo dependerá da ocasião, dos atores que você trabalha e mesmo da produção. Assumir uma abordagem clara pode, acima de tudo, beneficiar a todos os envolvidos.
*No final de cada cena, teça comentários sobre as coisas que merecem ser comentadas (principais bloqueios dos atores, e belas interpretações). Ofereça a cada ator comentários individuais depois de terem feito uma cena difícil, comentando sua linguagem corporal ou a forma como eles interagiram com os outros atores em palco. Uma vez que você tiver feito isso, dê aos atores que não estão na cena a chance deles falarem o que pensam. Observadores externos serão os seus olhos e ouvidos extras, podendo detectar algo que você perdeu ou não notou.

Passo 3 de 4: Lidando com o Desempenho

1-Quando a hora da estreia finalmente chegar, as tensões podem subir. Isso entre você e os membros de seu elenco, ou entre os membros do elenco entre si. Diversos podem ser os problemas causados pela tensão. Até mesmo sua equipe de produção pode ter problemas com a forma de como seus colaboradores estão tratando os adereços de palco e figurinos. Você deve se certificar de acalmar a todos, e animá-los quando for preciso. Um líder, e bom diretor, é aquele que sabe a hora certa de animar seus colaboradores. Seja, portanto, solidário e profissional, mesmo nos momentos de grande stress: o sucesso depende deste equilíbrio!
*Mantenha a calma e o controle. É bom desabafar e esclarecer os erros e as dúvidas após as performances, nunca antes ou durante a peça. Mesmo se as coisas ficarem mal durante o ensaio geral, mostre as pessoas ao seu redor que você tem fé sólida em si mesmo e nelas. Isto vai fazer com que se sintam melhor e, portanto, vão trabalhar melhor. Todos vão se beneficiar com sua calma e controle.
2-Pratique o agradecimento final com os seus atores. Especialmente se eles são novos no ofício, certifique-se de estabelecer uma ordem de quem sobe ao palco primeiro e quem segue quem. Também certifique-se de que a pessoa no meio emita um sinal para que todos comecem a se curvar. Pode ficar feio um agradecimento final todo desleixado, não é mesmo?
*Você só vai se juntar aos atores no agradecimento final.

Passo 4 de 4: Depois do Show

1-Quando uma apresentação for longa, parabenize a todos por um trabalho bem feito. Isto é especialmente importante quando se tratar da última performance. Elogie seus atores, a equipe de produção e os técnicos sobre o bom trabalho que eles fizeram (trate de encaminhar também possíveis reclamações ou problemas, na mesma moeda). Antes ou depois de fazer isso, fale com o público para saber o que eles pensaram da peça, e traga este feedback para seus atores e para a produção. Sempre fique atento ao público, eles podem lhe fornecer insights e informações importantes que você não tinha pensado e que irão enriquecer o próximo espetáculo.
2-Passe um feedback construtivo. Quando o conselho dado a você pelo seu público valer a pena, converse com seus atores sobre o assunto. Especialmente se sua produção terá várias exibições. Certifique-se que todos cheguem em tempo hábil antes da próxima apresentação, de modo que você possa passar algumas orientações sobre as cenas, e demais detalhes. A produção e direção de uma peça trata-se de um processo de aprendizagem para todos os envolvidos. Nunca há duas performances iguais no teatro.
*O público também será diferente a cada noite, de forma que as cenas que funcionaram bem em um dia podem não funcionar adequadamente em outro. Isso não significa que as coisas estão tão ruins assim, isto é apenas uma questão de audiência dinâmica: algumas audiências preferem apenas a ação e presença de palco dos atores, enquanto outras preferem a fala entre eles.
Be a Good Director Step 6.jpg
3-Comece algo novo. Agora que você já ganhou prestígio com sua recente peça, é hora de começar a pensar no futuro. Se você tiver sorte, é possível ser contratado para um novo projeto. Se você não tiver sorte, no entanto, o ciclo começa tudo de novo: crie você, novamente, um novo projeto (ou mesmo compre ou adapte um já existente). Certifique-se, portanto, que cada produção seja apoiada plenamente por você! Dessa forma, não haverá arrependimentos e você poderá olhar para trás com muito carinho, observando o resultado do trabalho produzido: não importa se uma grande adaptação, ou mesmo uma peça amadora.
Anúncio

Dicas
-Lembre-se sempre de ouvir a todos os envolvidos, e incentivá-los a resolver suas principais questões e problemas.
-Tenha sempre um plano “B”! Este é um aspecto muito importante da versatilidade de um diretor. Sua liderança está lhe dando problemas? Certifique-se de que você possua um substituto, para que você possa colocar em seu lugar se for preciso. Você teme que determinada questão não esteja encaminhada até a hora da peça? Tenha uma alternativa em mente caso isso aconteça, nem que o cenário na estreia seja “minimalista”! Em todos os momentos tenha sempre um plano b.
-Mantenha um diário. Registre todas as coisas que você tem feito para produzir a peça. Isso pode depois servir para esclarecimentos de financiamento, para encontrar informações importantes que foram perdidas no decorrer de todo processo de produção, seu trabalho de edição do script, etc. Também é útil anotar as armadilhas que você se deparou no caminho, ou mesmo um bom conselho ou informação preciosa para a peça. Escrever as coisas ajuda a esclarecê-las sem surpresas e erros posteriores: além do mais, sempre é divertido observar as coisas que foram encaminhadas no passado. Um diário é também um bom lugar para anotar exercícios novos para seus atores, coisas úteis ou engraçadas, que aconteceram entre os membros do elenco durante um ensaio ou outro.
-Seja simples, mas respeitoso. Quando você der algum feedback sobre o desempenho de um ator, mostre-lhe que você não quer dizer isto para desencorajá-lo: seja honesto com eles. Esclareça os bons momentos e os momentos ruins de sua performance nas exibições. Faça isto com polidez, simplicidade, e acima de tudo, com bons argumentos.
-Trabalhe de acordo com os pontos fortes dos diferentes atores. Informe sempre o que você pretende exprimir com determinada cena, e dê dicas a eles de como pode ser a melhor forma de conduzi-la.
-Não se esqueça da iluminação e das inúmeras outras possibilidades de que o teatro tem para oferecer! Se você passar a maior parte de seus ensaios fora do teatro, sem um técnico, não deixe de pensar como a luz se comportaria numa determinada cena. Pergunte-se: "“qual é a melhor iluminação?”, “de que efeitos de som eu preciso?”" Pode parecer um pouco bobo ou óbvio, mas é surpreendentemente fácil se esquecer destas coisas dentre tantos outros detalhes para serem pensados. Evite sempre começar uma exibição sem ter um “positivo” de seus técnicos de iluminação e som!
-Se você sentir que precisa estar a sós com seus atores, sem a equipe de produção ou as pessoas de boa vontade que se juntam para assistir os ensaios, anuncie ensaios fechados. Especialmente no início da temporada, quando você ainda está trabalhando pela primeira vez como diretor e / ou com um elenco específico, que você não conhece muito bem. É importante conhecer um ao outro antes de ser liberal. Se as pessoas quiserem se juntar a vocês, mais tarde, isto não deverá ser um problema. Não tenha medo de se comunicar com o seu elenco, e se quiser, controle a entrada de pessoas: afinal de contas, trata-se de um ensaio e não de uma festa do chá. Você precisará de todo o tempo e atenção que possa obter.
-Sempre seja honesto, sem esquecer a polidez. Claro, é possível ofender - e muito - uma pessoa, se você cometer verbalmente um assassinato brutal de sua performance, dizendo que sua opinião é “honesta” e por isso tem de ser levada em conta. Tendo em mente que nem toda apresentação é 100% ruim, seja ponderado em seus feedbacks.
-Enfatize a importância dos papéis menores. Existe uma frase atribuída ao grande diretor Stanislavski, que você sempre deve lembrar aos seus atores: é a seguinte "não existem papéis pequenos, apenas pequenos atores". Esta é a verdadeira essência do teatro, ou seja, todos os atores se envolvem numa grande trama, desde os principais aos secundários. Quando um ator de papel menor lhe procurar, fique a vontade para esclarecer o porquê aquele papel foi atribuído a ele. Bem como acalme os egos inflados dos protagonistas. Lembre a eles que eles não irão fazer todo trabalho sozinho.
-Lembre-se sempre de sua equipe de produção e dos técnicos ao agradecer a todos os envolvidos em seu projeto. Quando a temporada for longa, procure lhes dar flores ou algum agrado de lembrança. Essas pessoas, como você, não estão no palco, mas são vitais para uma produção de sucesso. Não se esqueça de lhes agradecer!
-Quebre o gelo com seus atores e atrizes. Tente fazer exercícios de confiança para quebrar a tensão física e mental entre os atores do elenco. Procure aliviar as tensões fazendo com que um conheça o outro. No geral, o seu elenco vai acabar a temporada muito mais maduro, além de ganharem um saudável respeito por você.
Anúncio

Avisos
Você nem sempre será apreciado por todos. Um erro fácil de qualquer diretor iniciante é tentar fazer com que seu elenco goste dele mais do que qualquer outra coisa. Acredite: nem sempre todos irão gostar da sua forma de trabalhar. Portanto, não passe a mão na cabeça de ninguém. Não há nada de errado em ser um pouco autoritário, às vezes. Afinal, se a produção deve ser séria, nada impede que você seja sério também.
Não deixe ninguém tomar decisões por você. É fácil copiar cegamente o conselho de diretores mais experientes do que você, mas nunca se esqueça de que o produto final é de sua responsabilidade. Portanto, se alguém mais experiente lhe der conselhos que você realmente não ache úteis, não os use!

FONTE:pt.wikihow.com

Atenciosamente.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Brasilia-DF

https://forumdoator.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos