Fórum do ator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogos e brincadeiras circenses

Ir para baixo

Jogos e brincadeiras circenses Empty Jogos e brincadeiras circenses

Mensagem por Admin Qua Dez 31, 2014 2:20 pm

Atualmente, existem muitos tipos de Jogos e Brincadeiras. E entre os mais inovadores e criativos estão os Jogos e Brincadeiras Circenses. Esses jogos têm o objetivo de despertar a motivação na prática da atividade circense, desenvolvendo autonomia, confiança, prazer e sociabilização. Possibilitar o reconhecimento do circo como uma prática artística corporal, recreativa e inclusiva de grande valia aos praticantes.
 Nos Jogos Circenses, a acrobacia, o malabarismo, o trapézio, o palhaço, o contorcionismo, a mágica, e as diversas expressões corporais são vivenciadas através de corpos que brincam e que expressam sentimentos, como medo, vergonha, alegria, satisfação e coragem, com a produção do prazer num ambiente lúdico.
 Temos o ato de brincar de circo como uma possibilidade de lazer voltado para a produção do prazer.
 É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor. Desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças (SILVA; GONÇALVES, 2010).
 O aprendizado das habilidades e técnicas circenses pode ser proporcionado de diversas formas, tanto por meio de gestos técnicos quanto por meio do lúdico. O jogo por ser caráter , se adequa a qualquer faixa etária e é um rico recurso pedagógico (BORTOLETO, 2010).
 Classificamos os Jogos Circenses em:
 Jogos Acrobáticos de Solo: são os jogos que apresentam as figuras acrobáticas de solo como elementos principais.
 Jogos Acrobáticos Aéreos: são jogos onde o jogador executa em suspensão, seja em qualquer equipamento circense, como trapézio, tecido, corda indiana e lira.
 Jogos de Malabares: são os jogos que apresentam o malabarismo como eixo central, seja em qualquer tipo de material: swings, clavas, diabolôs, aros, bolas, pratos de equilíbrio, entre outros.
 Jogos de Clown: são jogos que apresentam a improvisação e a comicidade como eixos centrais.
 Jogos de Equilíbrio: são jogos baseados essencialmente no equilíbrio corporal, sendo-os em perna de pau, rolo americano, arame, entre outros.
 Jogos Variados: são jogos que apresentam alguma outra modalidade circense não citada nos jogos acima, como o faquirismo e o ilusionismo.
 Aproximar a arte circense dos grandes jogos é uma missão importante para os educadores e recreadores, para que assim possam dar viabilidade de prática desta significativa arte.
 
REPERTÓRIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES
 
RELÓGIO MALABARÁTICO
Jogos de Malabares
Materiais: Tules coloridos (60 x 60cm)
Formação Inicial: Os alunos dispostos em círculo e segurando um tule numa das mãos.
Desenvolvimento: O praticante deverá vivenciar de forma livre, o material: tule. Deverá jogá-lo para cima e “resgatá-lo” quando o mesmo estiver em queda na sua frente e na altura do abdômen. Após essa vivência livre, inicia-se o jogo. Os alunos em círculo, seguram o tule na mão de maior predominância psicomotora, sendo-a direita ou esquerda.
Todos os jogadores envolvidos, deverão, ao sinal do recreador/ educador, jogar o tule para cima e dar um passo a direita, resgatando o material do “amigo-vizinho” que o jogou para cima. E assim segue o jogo, ate houver motivação para a sua prática.
Variação 01: O Relógio Malabarático poderá ser realizo no ritmo de uma música cantada ou tocada, como “Escravos de Jó”, “Ciranda-Cirandinha”, entre outros.
Variação 02: Caso não tenha acesso ao material sugerido, o Tule, o jogo poderá ser realizado com sacos plásticos.
Observação: O jogo dará sequência ritmada, quando após todos os jogadores terem entendido a sua respectiva sistemática.
 
JOGOS E DESENHOS ACROBÁTICOS
Jogos Acrobáticos de Solo
Materiais: Colchonetes
Formação Inicial: Os jogadores deverão formar duplas.
Desenvolvimento: Cada dupla deverá conter um jogador base, sendo aquele que suporta e projeta o volante; e um jogador-volante, sendo aquele que é suportado e projeto pelo jogador-base.
Cada dupla deverá vivenciar e criar diversas figuras acrobáticas, com segurança, e apresentá-las a todos os outros jogadores. É fundamental a criatividade corporal e o a confiança no outro jogador da dupla.
Variação 01: Para os jogadores iniciantes deverá ser estimulado os exercícios em quadrupedia, bem como os exercícios com os jogadores em bipedia, sem ter algum jogador em suspensão.
Variação 02: Após a vivência das figuras em duplas, é recomendável que as figuras sejam realizadas em trios, quartetos ou pequenos grupos (até 8 jogadores)
Observação: É importante que os jogadores se conheçam e realizam as figuras de forma segura e eficiente.
Dica de Segurança: Tomar muito cuidado com as figuras realizadas com jogadores em suspensão e/ou em pequenos grupos.

FONTE:educaofisica.com.br

Atenciosamente.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Brasilia-DF

https://forumdoator.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos