Fórum do ator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corpo cenico, estado cenico

Ir para baixo

Corpo cenico, estado cenico Empty Corpo cenico, estado cenico

Mensagem por Admin Ter Dez 30, 2014 1:21 pm

Enquanto procurava materiais e os organizava para o próximo encontro, cheguei a uma nova questão: a importância do Estado Cênico. Na verdade, não se trata de fato de uma novidade, e sim uma retomada, já que as minhas maiores inquietações em relação ao Teatro sempre foram: como sair de uma percepção cotidiana para entrar em cena e de que forma fazer com que, isso que se modifica em mim, toque o espectador, se comunique com ele. Estabeleça o Jogo. Passei muito tempo questionando outras pessoas (professores, colegas, pesquisadores e atores experientes) em busca de alguma orientação didática que me ajudasse a alcançar esse estado ou pelo menos a reconhecer quais os estímulos — internos/externos — que em mim provocam essa alteração. Aos poucos, fui entrando em contato com diferentes aspectos dessa mesma questão e fui levada a outras terminologias. Na Pedagogia do Teatro se diz sobre: pré-expressividade e expressividade, extra-cotidiano, organicidade (ou tornar orgânico), atenção, necessidade, tônus e energia.Isso foi antes de iniciar os encontros com o grupo e antes de ler o texto Corpo cênico, Estado cênico de Eleonora Fabião — Doutora em Estudos da Performance pela New York University e docente do curso de Direção Teatral da UFRJ.A partir dessa leitura, tentei identificar quais os princípios apontados pela autora e quais as práticas descritas direta ou indiretaente no artigo que eu poderia elaborar como procedimento e experimentar com o grupo. De forma que foi possível identificar quatro eixos desta questão: Estado cênico, Corpo cênico, Ação cênica e Nervura.
*As citações são direto do texto.

ESTADO CÊNICO
Fluxo
O fluxo abre uma dimensão temporal: o presente do presente. A capacidade de conhecer e habitar este presente dobrado determina a presença do ator. Perder-se nos arredores do instante – na ansiedade do futuro do presente ou na dispersão do passado do presente – faz com que o agente se ausente de sua presença. A qualidade de presença do ator está associada à sua capacidade de encarnar o presente do presente, tempo da atenção. O passado será evocado ou o futuro vislumbrado como formas do presente.
Atenção
O corpo cênico está cuidadosamente atento a si, ao outro, ao meio; é o corpo da sensorialidade aberta e conectiva. A atenção permite que o macro e o mínimo […] possam ser adentradas e exploradas. […] A atenção é uma forma de conexão sensorial e perceptiva, uma via de expansão psicofísica sem dispersão, uma forma de conhecimento. A atenção torna-se assim uma pré-condição da ação cênica; uma espécie de estado de alerta distensionado ou tensão relaxada que se experimenta quando os pés estão firmes no chão, enraizados de tal modo que o corpo pode expandir-se ao extremo sem se esvair.
CORPO CÊNICO
Vibração
A cena exacerba a condição vibrátil do corpo. Porque hiper-atento, o corpo cênico torna-se radicalmente permeável. Contra a ideia de corpos autônomos, rígidos e acabados, o corpo cênico se (in)defi ne como campo e cambiante. Contra a noção de identidades definidas e defi nitivas, o corpo-campo é performativo, dialógico, provisório. Contra a certeza das formas inteiras e fechadas, o corpo cênico dá a ver “corpo” como sistema relacional em estado de geração permanente.
AÇÃO CÊNICA
Drama da Sala
Para ativar circuitos relacionais, o ator deve trabalhar tanto no sentido de aguçar sua criatividade como sua receptividade. Geralmente a criatividade é privilegiada em detrimento da receptividade, a força criativa em detrimento do poder receptivo. […] A busca por um corpo conectivo, atento e presente é justamente a busca por um corpo receptivo. A receptividade é essencial para que o ator possa incorporar factualmente e não apenas intelectualmente a presença do outro.
NERVURA
Nervura da Ação
Nervura da ação: a corporeidade da ação, pois percebo três elementos que inervam minhas ações, sejam elas quais forem: postura, sensorialidade e conectividade. Esteja eu consciente ou não, fato é que minhas ações envolvem experiências posturais, sensoriais e conectivas. Proponho-me então a investigar separadamente cada uma das três nervuras, uma de cada vez; proponho-me a fi ngir que é possível desembaraçá-las e, assim, graças a um acréscimo de consciência sensível, potencializar minha conduta em cena.
FONTE: dramaturgiadoator.com.br

Atenciosamente.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Brasilia-DF

https://forumdoator.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos