Fórum do ator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de Dramaturgia

Ir para baixo

Dicas de Dramaturgia Empty Dicas de Dramaturgia

Mensagem por Admin Seg Dez 29, 2014 1:49 pm

1. Ação dramática 
É a parte do conflito; apresenta-se com início, desenvolvimento, eclosão (ápice) e resolução. Aponta Hegel in Estética. Poesia, p. 393; citado no livro de Pallottini: O que é dramaturgia: o conflito(colisão) como sendo a pedra de toque do drama. O interesse dramático só nasce da colisão
entre os objetivos dos personagens. A concentração de todos os elementos do drama na colisão é que constitui o nó da obra.
2. Diz ainda Hegel, Ibid, p. 451: 
Os personagens da tragédia antiga, verdadeiras estátuas vivas, são isentos de conflitos íntimos; diferente da tragédia moderna que os personagens se apropriam, desde do começo, do princípio da personalidade ou da subjetividade. Faz do caráter pessoal em si, e não da individualização das forças morais, sem objetivo próprio e fundo de suas representações. Por conseguinte, para Hegel o herói moderno enfrenta conflitos que dependem de seu próprio caráter, padecendo de seus conflitos interiores.
3. Atendo-se mais à idéia de conflito
diz Hegel que a finalidade de uma ação só é dramática se produzir paixões opostas, interesses (idéias e verdades morais ou religiosas, princípios de direito, do amor à pátria ou a outrem, sentimentos de família etc. (de caráter elevado, divino e verdadeiro).
4. Unidade de ação 
conforme Hegel a unidade de ação é caracterizada pelas ações (e vontades), caminhando para o seu desenlace. A verdadeira unidade de ação só se realiza no movimento total, incluindo todas as vontades e colisões.
5. Progressão dramática 
é a precipitação contínua até o fim, o que se explica pelo conflito. À medida que as forças contrárias chegam ao ponto maior do desacordo entre sentimentos, objetivos e atos, mas sente-se a necessidade de solução; os acontecimentos são impelidos a uma solução,ou seja, desemboca na dinâmica do conflito.
6. Obstáculos a serem superados pelos heróis dramáticos 
Brunetière examina, que são eles:
a) Intransponíveis – destino para os gregos; providência para os cristãos; as leis da natureza; as paixões violentas para nós; daí vontades do personagem x obstáculo interior = tragédia;
b) Transponíveis – geralmente formados por preconceito ou pela vontade de outros homens, então temos o drama.
c) Vontades opostas – quando se consegue equilibrar ao obstáculo à vontade; quando se consegue transpô-lo; aí é comédia.
d) Relativizando o conjunto, localização do obstáculo na ironia da sorte, num preconceito ridículo, ou na desproporção entre os meios e os fins, temos então a farsa.
7. Hegel, Aristóteles, Dryden e Brunetière são da mesma opinião: Teatro é ação; ação dramática é conflito, em geral de vontades conscientes em busca de seus objetivos. Isso se se fala em teatro dramático, em teatro aristotélico (não becketiano).
8. Becket faz as comparações entre forma dramática e forma épica de teatro a seguir:
Forma dramática X Forma épica
Realiza-se através da ação – Narração
Envolve o espectador – Torna o espectador observador
Gasta -lhe a atividade – Desperta a sua atividade
Possibilita-lhe emoções – Força-o a tomar decisões
Dá-lhe vivência – Dá-lhe concepção de mundo
O espectador é posto dentro de algo – Age por meio de sugestão
Os sentimentos são conservados – O espectador é impelido a efetivar atos do conhecimento
O espectador identifica-se, convive – O espectador estuda
O homem é imutável – O homem é objeto de pesquisa
O homem é não muda – O homem é mutável
Tensão visando ao desfecho – Visa ao desenvolvimento
9. Diz também Stanislaviski que a construção do personagem passa pelo treinamento do corpo e do trabalho rigoroso da voz.
10. Ainda Stnislaviski, o trabalho do ator não é uma simples imitação, ou a repetição do trabalho dos atores. Será sempre o resultado de uma criação original.

Fonte:loudeslimeira.com.br

Atenciosamente.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Brasilia-DF

https://forumdoator.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos